domingo, 13 de outubro de 2013

A Verdade sobre as vitaminas

O site Ciência 2.0 destaca esta semana um vídeo da BBC sobre a da das vitaminas. O documentário foi emitido pela SIC e como tal está dobrado e legendado em português.



Deixo aqui a sinopse do site Ciência 2.0:
"Todos os dias milhões de indivíduos consomem suplementos vitamínicos, convencidos de que a ingestão de doses elevadas destes compostos orgânicos os ajudarão a permanecerem saudáveis, a prevenirem doenças e até a combaterem o envelhecimento. Mas serão estes comprimidos verdadeiramente eficazes e seguros, ou, contrariamente ao esperado, comportarão riscos para a saúde?
O documentário “A Verdade sobre as Vitaminas”, realizado pela BBC, investiga os efeitos reais da ingestão de elevadas doses de vitaminas no organismo humano. Para tal, apresenta os resultados de investigações que mostram os efeitos da toma excessiva de vitaminas C, E e A na saúde de alguns indivíduos submetidos a testes.
Procura-se, desta forma, questionar a teoria formada desde os anos 60 do século XX – e bastante impulsionada pelo cientista e Nobel da Química Linus Pauling - de que o consumo de doses elevadas de vitaminas, não ajudaria apenas a evitar deficiências físicas, mas também a prevenir doenças de coração e até o cancro. No entanto, estudos recentes têm associado a ingestão excessiva de certas vitaminas com o aparecimento de algumas doenças.
Este interessante documentário ajuda-nos a refletir um pouco sobre as opções que tomamos, alertando para as consequências inesperadas destes poderosos químicos na saúde." retirado de Ciência 2.0

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...